DE OLHO NA FUNCEF
Previc aprova redução do equacionamento da FUNCEF

Uma conquista significativa para os empregados e aposentados da Caixa foi obtida com a aprovação, pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), da redução do equacionamento da FUNCEF para os participantes. A decisão traz alívio financeiro especialmente aos aposentados, ao diminuir em 43% as contribuições extraordinárias que vinham causando graves prejuízos aos orçamentos familiares.
A vitória foi fruto da mobilização intensa de entidades representativas, como a AGECEF Bahia, a AEA, e a FENAG, que se empenharam ativamente para garantir a diminuição das contribuições, sempre em busca de justiça e melhorias para os empregados. A participação das entidades foi fundamental para que o problema fosse abordado de forma eficaz, refletindo o compromisso com os interesses dos trabalhadores da Caixa.
Outro ponto de destaque nessa batalha foi a atuação do deputado federal Jorge Solla (PT/BA) que, à partir da mobilização da AGECEF/BA, abraçou a causa e garantiu uma reunião decisiva com a Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST). A intervenção garantiu o compromisso de resolver a situação e acelerar as tratativas.
A aprovação da Portaria nº 168 pela Previc representa um grande avanço, que não só alivia os participantes da carga excessiva de contribuições extraordinárias, mas também assegura a implementação dessa medida a partir de março. A redução do equacionamento será essencial para minimizar o impacto financeiro sobre aqueles que mais precisavam de um alívio, como os aposentados.
Redação AGECEF/BA
![]() |
|