DE OLHO NA FUNCEF
AGECEF Bahia reforça luta pela redução de contribuições extraordinárias da FUNCEF

Nesta terça-feira (14), o presidente da AGECEF Bahia, Rogério Teixeira, e o diretor institucional, Carlos Alberto Costa, realizaram visita ao deputado federal Jorge Solla para entregar a agenda 2025 e reforçar um pedido fundamental para os empregados Caixa, em especial, os aposentados: o apoio do parlamentar para a proposta de redução do equacionamento da Caixa Econômica Federal, atualmente em análise pela Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST).
A proposta em questão, que visa a redução de 43% nas contribuições extraordinárias do REG/Replan Saldado, foi aprovada pelo Conselho de Administração da Caixa em novembro de 2024, após um processo criterioso e colaborativo com a FUNCEF, que incluiu uma consulta pública com a adesão de 67% dos participantes. Essa medida, que deve trazer um alívio financeiro considerável, é aguardada com grande expectativa pelos aposentados e pensionistas da Caixa, que sofrem há tempos com os elevados valores das contribuições extraordinárias.
O deputado Jorge Solla, que tem sido um aliado importante na causa, solicitou uma audiência com a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweek, para tratar do assunto. A participação do parlamentar tem sido um dos pilares para a evolução do processo, e agora, a expectativa é de que a medida seja aprovada o quanto antes, aliviando a carga financeira sobre participantes e associados.
Em um momento de grande dificuldades para muitos aposentados, a aprovação da proposta representaria uma vitória importante e uma significativa melhoria na qualidade de vida. A AGECEF Bahia continua empenhada para que a proposta seja rapidamente concretizada.
Redação AGECEF/BA
![]() |
|