DE OLHO NA FUNCEF

Mudanças no estatuto em debate com a FUNCEF

As mudanças no estatuto da FUNCEF, feitas sem qualquer diálogo com as entidades representativas e com voto de minerva, uma violação ao normativo de 2007, foram discutidas com a direção da Fundação, em reunião realizada na sexta-feira passada (02/06).

Os representantes dos empregados querem que os participantes sejam ouvidos na elaboração de um novo estatuto. Outro assunto debatido foi o equacionamento que participantes e assistidos pagam. As contribuições extraordinárias afligem a todos, mas, principalmente, os aposentados, que têm impacto grande no rendimento mensal.

Apesar dos problemas, o encontro foi bastante positivo, pois reabre o canal de diálogo entre as entidades e a FUNCEF e isso, sem dúvidas, é um avanço para os participantes. Agora, um grupo de trabalho interno está avaliando os problemas e buscando soluções.

Mudanças no Estatuto

O novo Estatuto da FUNCEF foi uma violação ao normativo de 2007 com o voto de minerva que enfraqueceu a representação dos participantes na Fundação e ampliou o poder da patrocinadora.

As mudanças provocaram um verdadeiro desmonte na democratização da gestão da Fundação conquistadas em 2001, com a redução das diretorias executivas, de seis para quatro, e a alternância dos mandatos dos diretores, com substituição de metade dos integrantes a cada dois anos.

"Nossa luta sempre foi por uma gestão participativa, colaborativa e transparente na Funcef. Vamos continuar cobrando e mobilizando a todos para manter essa nossa conquista", ressaltou o presidente da Fenae.

Redação AGECEF/BA

 

     

           
     

     
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.