DE OLHO NA FUNCEF

Retirar patrocínio da FUNCEF seria o fim

Participantes e assistidos da FUNCEF precisam ampliar a mobilização e responder à consulta pública feita pela Previc sobre a retirada de patrocínio das entidades fechadas de previdência complementar, prevista na resolução 53 do Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC). A medida, de 10 de março, está prevista para entrar em vigor em 1º de outubro.

Embora a retirada de patrocínio possa ocorrer desde 2001, com a Lei Complementar 109, a consulta pode servir para respaldar o que o governo federal tenta fazer para beneficiar os bancos privados, mesmo que gere prejuízo aos trabalhadores. Na FUNCEF, pode representar o fim do fundo de pensão. Isso porque, hoje, para cada real depositado pelos participantes, a Caixa deposita o mesmo valor.

Desta forma, os valores investidos pelo fundo são o dobro do investido pelos trabalhadores, o que aumenta as possibilidades de que os compromissos com os empregados sejam honrados no momento da aposentadoria.

Em nota, os diretores e conselheiros eleitos da FUNCEF, reforçam que “em tempos de fortes ataques aos fundos de pensão, por conta de um governo que busca atender interesses do mercado financeiro, nós, diretores e conselheiros recém-eleitos, defendemos que os direitos adquiridos dos participantes sejam integralmente respeitados”. Também defendem transparência na consulta pública, com informações “sobre os direitos adquiridos e, principalmente, estabelecendo de fato o envolvimento irrestrito dos participantes.”


 

     

           
     

     
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.