DE OLHO NA FUNCEF

Mudanças suspeitas na FUNCEF

O diretor-presidente, o diretor de Participações e a diretora de Investimentos da FUNCEF foram demitidos após determinação do presidente da Caixa, Pedro Guimarães. O Conselho Deliberativo da Fundação encerrou os mandatos dos conselheiros eleitos em 2016 e suplentes, assim como os do Conselho Fiscal.

A FUNCEF não publicou justificativa para as mudanças, mas matéria do site Investidor Institucional aponta que os diretores foram substituídos por “falta de empenho em se livrar” dos diretores eleitos, considerados “comunistas” por Pedro Guimarães, e a negativa por parte dos diretores para o investimento na IPO da Caixa Seguridade.

O encerramento do mandato dos conselheiros eleitos teria como base um parecer jurídico, considerado questionável. A decisão quebra a paridade de representação nos conselhos Deliberativo e Fiscal, estabelecida pelo Estatuto da Fundação e pela Lei Complementar 108/2001.

As entidades representativas também são contra investir recursos dos participantes na IPO da Caixa Seguridade, como os diretores demitidos. As entidades reforçam que a FUNCEF e os recursos dos trabalhadores não pertencem à Caixa e não devem servir aos interesses do projeto privatista da direção do banco, que atua sob o comando do governo federal.


 

     

           
     

     
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.