DE OLHO NA FUNCEF

FENAG quer a retomada do processo eleitoral na FUNCEF

A FUNCEF precisa retomar urgentemente o processo eleitoral, com a participação das chapas inscritas dentro do prazo legal definido, conforme prevê o Edital da eleição, divulgado em 2020. A solicitação foi feita pela FENAG (Federação Nacional das Associação de Gestores da Caixa), em ofício enviado à direção da Fundação. O documento é assinado também pela FENAE (Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa).

As regras para a escolha dos novos membros dos Conselhos Deliberativo e Fiscal foram divulgadas em fevereiro do ano passado, como estabelece o estatuto. Mas a eleição precisou ser suspensa em decorrência da pandemia causada pelo novo coronavírus. Originalmente, o mandato dos atuais representantes encerraria em maio passado.

No documento, a FENAG e a FENAE destacam que a interrupção foi totalmente adequada ao grave momento que o mundo passava. Mas, na sequência, acompanharam com preocupação, a impugnação de candidatos inscritos e os sucessivos embates judiciais. No fim das contas, os candidatos tiveram decisão favorável e a inscrição teria de ser validada. O problema é que até hoje a direção da Fundação não toca no assunto.

No ofício, ressaltam ainda a importância na alternância de gestão, prevista no estatuto da FUNCEF e, sobretudo, pelo direito legal e democrático dos participantes e assistidos na escolha dos representantes.


 

     

           
     

     
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.