DE OLHO NA FUNCEF

Dia do Aposentado é uma data para lembrar a luta por direitos

O Dia Nacional do Aposentado é neste domingo, 24 de janeiro. Uma data para relembrar a luta pelos direitos ameaçados. Para manter uma vida digna, podendo desfrutar do descanso depois de anos de trabalho e pagar todas as contas em dia, os aposentados e pensionistas assistidos pela FUNCEF enfrentam dificuldades.

De acordo com a pesquisa Realidade dos Trabalhadores da Caixa, 40% da renda mensal do aposentado do banco é comprometida com o pagamento de dívidas e cerca de 20% dos proventos para quitar os equacionamentos da Fundação. Do total, quase 97% pagam R$ 1,6 mil por mês, em média, só de equacionamento.

Ou seja, é impossível o trabalhador se manter apenas com os 40% restantes e dar conta de pagar por moradia, alimentação, remédios, gastos com dependentes e todo o resto. Assim, é obrigado a, muitas vezes, voltar ao mercado de trabalho mesmo após a aposentadoria.

Ainda existem outros problemas para quem trabalhou na Caixa. Desde dezembro de 2019 que a renovação do convênio FUNCEF-INSS e a retirada da margem consignável do Credplan preocupam os empregados. Como a Fundação restringiu o crédito, a grande maioria dos aposentados e pensionistas recorreu a outras fontes de empréstimos para arcar com os compromissos.

A resolução 30 do CNPC é outro ponto. Os participantes esperam há dois anos que a FUNCEF reduza as alíquotas mensais do equacionamento dos planos de benefício. Até hoje os aposentados aguardam algum posicionamento da Fundação.


 

     

           
     

     
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.