DE OLHO NA FUNCEF

FUNCEF precisa corrigir erros do comprovante do IR

A FUNCEF precisa corrigir imediatamente as informações enviadas à Receita Federal e aos assistidos em relação aos rendimentos tributáveis. As entidades representativas dos empregados da Caixa solicitaram a correção porque com o erro os participantes estão sendo prejudicados nas declarações do Imposto de Renda ou caindo na malha fina.

O problema é que a Fundação não separa o que é considerado rendimento tributável com imposto pago, do que é rendimento tributável, mas com imposto com exigibilidade suspensa.

Quando o trabalhador declara as contribuições corretamente, acaba caindo na malha fina por causa das informações equivocadas fornecidas no comprovante da FUNCEF. No caso do participante que segue o demonstrativo e paga imposto em duplicidade sobre o valor das contribuições extraordinárias, é ainda pior. Mas, a Fundação insiste que está declarando de acordo com o que Receita Federal informa.

Como desde março a FUNCEF já vem sendo alertada para os erros e não faz nada, caso a notificação não seja atendida nos próximos dias, as entidades vão pedir que o Ministério Público Federal intervenha junto à Fundação e à Receita Federal ajustem as formas de lançamentos das informações para não prejudicar os assistidos.


 

     

           
     

     
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.