DE OLHO NA FUNCEF

Estatuto da FUNCEF pode ser mudado nesta quinta

Inacreditável. O Conselho Deliberativo da FUNCEF se aproveita que todas as atenções estão voltadas ao combate ao coronavírus, para tentar dar andamento à mudança do Estatuto, atendendo, desta forma, aos interesses da Caixa. A reunião foi pautada para esta quinta-feira (26/03).

Esse é o segundo golpe em menos de um mês. Há poucas semanas, a Caixa aprovou, por voto de minerva, as alterações no regulamento do REG/REPLAN Não Saldado, atropelando o regulamento do Estatuto. A intenção agora é retirar a cláusula definitivamente do documento, facilitando as demais mudanças de interesse do patrocinador, sem chance de o participante se opor.

Em vigor desde 2007, o Estatuto da FUNCEF representou avanços importantes na governança da Fundação e na proteção dos planos de benefícios, como a conquista da paridade na composição da diretoria com eleição de metade dos diretores pelos participantes e a trava que impede que a vontade de um lado se sobreponha à outra em questões de fundamental importância para todos, como mudança de regulamento e retirada de patrocínio.

Não é de hoje que a Caixa tenta aplicar o golpe. Em 2018, tentou emplacar uma suposta "modernização" do Estatuto, para fazer as alterações. Um ano depois, no fim de 2019, tentou mudar o artigo 32, mas a pressão fez a empresa recuar. Agora, quer fazer na marra novamente. As entidades representativas vão acionar a Justiça novamente para impedir que a instituição dê mais um golpe nos participantes e assistidos e respeite o pacto triplo firmado entre o banco, a FUNCEF e os empregados da empresa.


 

     

           
     

     
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.