DE OLHO NA FUNCEF

Sexta-feira tem Dia de Luta em defesa da FUNCEF

Em todo o país, os empregados da Caixa realizam um ato nacional em defesa da FUNCEF, na sexta-feira (24/01). Em Salvador, o ato será às 9h, na agência Caixa Iguatemi. A data foi escolhida, pois em 24 de janeiro é celebrado o Dia dos Aposentados.

A intenção é cobrar respeito à democracia nos fundos de pensão, ameaçada com a aprovação da resolução que acaba com a eleição para diretoria das Entidades Fechadas de Previdência Complementar no final de 2019.

No estatuto da FUNCEF é garantido que os participantes sejam ouvidos. No entanto, a eleição nos fundos de pensão só será extinta caso a Fundação altere o documento. Para ser aprovado, são necessários quatro votos, entre os seis conselheiros. E só pode ocorrer a mudança com o voto de pelo menos um diretor eleito, pois a Caixa não pode usar o voto de minerva.

Os protestos também vão reforçar a existência de um dispositivo no estatuto da FUNCEF, o qual os participantes são protegidos no caso de quórum qualificado. Por conta disto, alguns temas fundamentais no Conselho Deliberativo não podem ser aprovados pela vontade unilateral da Caixa.


 

     

           
     

     
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.