DE OLHO NA FUNCEF
Sexta-feira tem Dia de Luta em defesa da FUNCEF

Em todo o país, os empregados da Caixa realizam um ato nacional em defesa da FUNCEF, na sexta-feira (24/01). Em Salvador, o ato será às 9h, na agência Caixa Iguatemi. A data foi escolhida, pois em 24 de janeiro é celebrado o Dia dos Aposentados.
A intenção é cobrar respeito à democracia nos fundos de pensão, ameaçada com a aprovação da resolução que acaba com a eleição para diretoria das Entidades Fechadas de Previdência Complementar no final de 2019.
No estatuto da FUNCEF é garantido que os participantes sejam ouvidos. No entanto, a eleição nos fundos de pensão só será extinta caso a Fundação altere o documento. Para ser aprovado, são necessários quatro votos, entre os seis conselheiros. E só pode ocorrer a mudança com o voto de pelo menos um diretor eleito, pois a Caixa não pode usar o voto de minerva.
Os protestos também vão reforçar a existência de um dispositivo no estatuto da FUNCEF, o qual os participantes são protegidos no caso de quórum qualificado. Por conta disto, alguns temas fundamentais no Conselho Deliberativo não podem ser aprovados pela vontade unilateral da Caixa.
![]() |
|