DE OLHO NA FUNCEF

FUNCEF não leva aposentados a sério

Parece que a FUNCEF não leva os aposentados a sério. A Fundação publicou a matéria intitulada Descubra o que aposentados CAIXA estão fazendo depois dos 60, que mostra um cenário em que os empregados buscam "novos desafios” através do empreendedorismo.

Dados da pesquisa Realidade dos Trabalhadores da Caixa mostram que a realidade é de trabalhadores cada vez mais endividados e doentes. No levantamento foi constatado que o aposentado do banco tem 40% da renda mensal comprometida com o pagamento de dívidas e cerca de 20% dos proventos implicados com os equacionamentos da FUNCEF. Ainda apontou que quase 97% pagam R$ 1,6 mil, em média, mensalmente, apenas de equacionamento.

Já os 40% restantes não são suficientes para o trabalhador pagar por moradia, alimentação, remédios, gastos com dependentes e todo o resto. A pesquisa ainda revelou que cerca de 60% dos aposentados voltaram a trabalhar por necessidade financeira. Não por diversão, como a FUNCEF afirma.

Outra preocupação para os aposentados é o fim do convênio da FUNCEF com o INSS. Com o fim do contrato, os empregados vão receber a metade dos proventos quase 15 dias depois do benefício da Fundação.


 

     

           
     

     
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.