DE OLHO NA FUNCEF
Atendimento na FUNCEF é feito por representante regional

O atendimento aos participantes e assistidos da FUNCEF tem causado preocupações. O quadro de funcionários de atendimentos regionais chegou a um nível mais do que crítico. A Fundação conta apenas com um único representante para atender a todos os participantes residentes nos 417 municípios espalhados pelos quase 570 mil quilômetros quadrados do Estado da Bahia.
A situação precária se estende também por outros estados no Brasil, como Santa Catarina, Paraná e Espírito Santo. Os participantes, na maioria das vezes, têm de se deslocar por longas distâncias para ser atendido por um único representante.
A Fundação não dá prioridade nem mesmo para os aposentados, que sentem dificuldade em resolver os problemas pelo teleatendimento, necessitando, na maioria das vezes, do atendimento presencial.
Além disso, a situação financeira do fundo, que contém aproximadamente, 134 mil participantes, continua precária, pois cerca de 61% dos aposentados consideram o salário que recebem insuficiente para viver. Entre os ativos, o percentual é de 33%, e 48% dos aposentados fazem algum tratamento de saúde.
Importante lembrar que no primeiro semestre, o déficit acumulado dos planos de benefícios cresceu chegando a R$ 6 bilhões - elevação de R$ 806 milhões no acumulado do ano.
![]() |
|