DE OLHO NA FUNCEF
Balanço da FUNCEF é um mistério

O balanço da FUNCEF continua um mistério para participantes e assistidos. Nem mesmo aqueles que entram em contato diretamente com a Fundação conseguem uma resposta. Enquanto isso, milhares de pessoas têm boa parte do benefício previdenciário engolido pelas contribuições extraordinárias. Em alguns casos, chega a 30%, comprometendo todo o orçamento familiar.
A angústia pelo visto não vai acabar tão cedo. O resultado deveria ter sido aprovado em reunião do Conselho Deliberativo do dia 21 de março, mas a FUNCEF até agora não deu notícias sobre o assunto. Pior. Nem se sairá nos próximos dias.
Vale lembrar que no início do ano, a Fundação anunciou que o balancete de 2018 deveria ser positivo, com superávit de R$ 1,66 bilhão. O resultado não causa tanto estranhamento, já que em dezembro de 2017 o fundo de pensão havia optado por reduzir a meta atuarial de 5,5% para 4,5%.
Silêncio também sobre a revisão do plano de equacionamento. Conforme resolução do Conselho Nacional de Previdência Complementar, desde janeiro os fundos de pensão podem ampliar o prazo para pagamento dos equacionamentos. A medida vai trazer alívio para o bolso de participantes e assistidos, mas até agora a Fundação não se posicionou sobre o assunto. Um comportamento visto como descaso.
![]() |
|