DE OLHO NA FUNCEF
Na FUNCEF, diretorias são formadas sem empregados

Um fato que tem causado muita estranheza e indignação entre os empregados da Caixa. Os integrantes da Diretoria Executiva e do Conselho Deliberativo da FUNCEF, empossados na última terça-feira (19/02), não são funcionários do banco. A postura da direção da Fundação põe fim uma tradição.
Historicamente, os cargos eram ocupados por profissionais do quadro da Caixa, hoje com 86 mil. Portanto, nomes com qualificação e competência, o banco tem. No entanto, a direção da instituição financeira tem aberto um caminho para agentes do mercado, o que aumenta a desconfiança.
Para justificar a decisão, a direção da FUNCEF disse que os profissionais são renomados e técnicos. Pode até ser. Mas, não conhecem a realidade dos empregados do banco e parecem estar bem alinhados aos interesses dos bancos privados, de olho na administração dos planos de benefícios dos fundis de pensão.
Sempre bom lembrar que o atual presidente da Fundação, Renato Villela, passou pelos governos de Geraldo Alckimin, em São Paulo, e Luiz Fernando Pezão, no Rio de Janeiro. Em ambos, teve uma passagem desastrosa, sempre se colocando no lugar de vítima. Questionada pela Comissão Executiva de Empregados sobre o posicionamento dos conselheiros eleitos, a FUNCEF não deu retorno.
![]() |
|