DE OLHO NA FUNCEF

FUNCEF anuncia medidas para amenizar prejuízos do equacionamento

O equacionamento do déficit da FUNCEF causa uma série de problemas aos participantes. Mas, parece que a Fundação e a Caixa vão tomar uma atitude. Em nota, informam que foram aprovadas medidas que visam amenizar o endividamento dos participantes do REG/REPLAN.

Entre as resoluções aprovadas, a redução da taxa de juros, refinanciamento e amortização das dívidas com uso da APIP e Licença-Prêmio. A data para entrar em vigor ainda não foi divulgada. A expectativa é de que seja logo, pois milhares de participantes estão passando graves dificuldades financeiras.

Há muito tempo que as entidades representativas cobram alternativas à FUNCEF e a Caixa para o equacionamento. Muitos participantes têm ficado quase sem rendimento por conta da contribuição extraordinária, que em alguns casos passa dos 30%.

Uma das sugestões dadas é a implementação do período de carência no CredPlan. Pela proposta, o participante pagaria 40% do valor original da parcela, em um período de 24 meses - 2 anos - ,preservando, desta forma, a margem consignável e evitando outros refinanciamentos.

As entidades representativas dos empregados também pedem a isenção das contribuições extras àqueles com mais de 80 anos ou com doenças crônicas. Outras revindicações são: implementação de nova política de renegociação adotada com inadimplentes e alteração no sistema de amortização no CredPlan.


 

     

           
     

     
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.