DE OLHO NA FUNCEF

Empregados pedem a suspensão da revisão do estatuto da FUNCEF

Os empregados da Caixa enviaram documento ao Conselho Deliberativo da FUNCEF pedindo a suspensão do processo de revisão do estatuto do fundo de pensão. A nota é uma das resoluções do 34º CONECEF (Congresso dos Empregados da Caixa).

A decisão foi tomada diante da falta de transparência e de espaço para a participação dos bancários no processo de revisão. O documento destaca que o "formato constituído e na conjuntura política atual, representará (a revisão) um grande retrocesso aos direitos garantidos no estatuto vigente".

Importante destacar que as alterações só foram divulgadas pela FUNCEF em maio, depois do processo eleitoral, embora a decisão tivesse sido tomada em reunião do Conselho Deliberativo em janeiro. O grupo de trabalho foi instituído em março e dele fazem parte representantes da Caixa, da Fundação e os membros eleitos do próprio Conselho Deliberativo.

Até o momento, ao que parece, segundo as primeiras sugestões é que as mudanças não resolvem os problemas da FUNCEF. Na verdade, tudo o que foi apresentado é para reduzir a participação dos trabalhadores na gestão e excluindo ainda mais os aposentados.

Mudanças

Como previsto no estatuto vigente, mudanças estatutárias e de regulamento não podem ser aprovadas com voto de minerva, ou voto de desempate, cuja prerrogativa no Conselho Deliberativo é do presidente – indicado pela Caixa. Desse modo, a revisão do Estatuto da FUNCEF só acontecerá se ao menos um conselheiro eleito ignorar os interesses dos representados e votar a favor da proposta.


 

     

           
     

     
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.