DE OLHO NA FUNCEF

Participante quer opções para equacionamento na FUNCEF

Os equacionamentos para cobrir os consecutivos déficits da FUNCEF têm onerado muito o participante. O desconto no rendimento com as contribuições extraordinárias para o REG/Replan Saldado chega a 20% para os assistidos e 14% para os ativos. Já o Não Saldado vai a absurdos 32% para os assistidos. Um valor extremamente alto.

Diante do quadro, os empregados da Caixa cobram da Fundação alternativas que reduzam os prejuízos aos participantes. Os impactos na renda mensal são realmente grandes e comprometem todo o orçamento familiar, sobretudo no atual cenário nacional, com o custo de vida que fica cada vez mais elevado em decorrência da crise econômica.

Vale lembrar que muitos assistidos têm problemas de saúde crônicos e destinam boa parte do rendimento a remédios de uso contínuo. Esses casos requerem medidas ainda mais urgentes. Em resposta, o presidente da FUNCEF, Carlos Antonio Vieira, disse que atualmente um grupo formado por representantes do fundo de pensão e da Caixa estuda possíveis soluções.

Entre as sugestões propostas pelos participantes estão: isenção de pagamento das cobranças extraordinárias para os casos considerados graves e adoção de um prazo de carência para o CredPlan, com possibilidade de, em caso de empréstimo, o participante pagar 40% do valor original da parcela nos primeiros 24 meses.


 

     

           
     

     
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.