DE OLHO NA FUNCEF

Equacionamento de 2016 começa dia 20

Transparência não é a marca da atual gestão da FUNCEF. A Fundação anunciou, no site, que os planos de equacionamento do déficit de 2016 do REG/REPLAN Saldado e Não Saldado começa no dia 20 de maio. A FUNCEF mostra rapidez para cobrar as contribuições extraordinárias, mas silencia sobre o resultado do primeiro trimestre deste ano. Também não trata sobre o balanço de 2017, que pode sofrer alterações, já que ainda não teve o aval do governo.

Segundo matéria divulgada no site do fundo de pensão, a Caixa - patrocinadora - enviou ofício confirmando que a Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST) havia aprovado o equacionamento no último dia 10 de maio.

Desta forma, pelos dados, os participantes do Saldado terão desconto de 9,59% ao mês. O prazo é de 220 meses. O déficit a equacionar será dividido igualmente entre os participantes e a patrocinadora. O novo índice se soma aos valores referentes aos planos de 2014 e 2015 que já vem sendo descontados. A contribuição para os assistidos será aplicável sobre benefícios revistos em função da acumulação de Fundo de Acumulação de Benefícios (FAB).

Para o Não Saldado, a Fundação afirma que as alíquotas seguem os moldes da contribuição normal. Mas, a realidade é outra. Os participantes vão pagar alíquotas bem maiores do que a Caixa. A partir do teto do INSS, no caso dos ativos, a alíquota pode chegar a 8,75%, enquanto a patrocinadora paga no máximo 5,34%.

Importante destacar que em março, também da noite para o dia, a FUNCEF anunciou o equacionamento de 2015 do REG/REPLAN Não Saldado, aprovado sem paridade contributiva - 58% para os participantes e 42% para a Caixa. Com a quebra da paridade, a FUNCEF rompe o compromisso com os participantes e ajuda a viabilizar o desmonte do banco.


 

     

           
     

     
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.