DE OLHO NA FUNCEF

FUNCEF compromete eleição democrática

Os participantes da FUNCEF devem ficar atentos para o regulamento para as eleições deste ano. A forma de inscrição de chapas bem como o mecanismo de votação desrespeitam os direitos dos participantes, o Estatuto da Fundação e princípios básicos da democracia.

Com intuito de impedir o pleno acesso dos participantes às regras, a FUNCEF publicou o edital às vésperas do início das inscrições e apenas 60 dias antes do período de votação. Dificultando os debates entre as chapas, assim como a difusão das ideias de cada uma delas, justamente quando o que todos querem é saber sobre o futuro do fundo de pensão.

Outra medida excludente é viabilizar apenas a internet como única plataforma de votação, afinal, nem todos têm condições de conectividade, principalmente os aposentados nas mais diversas regiões do país.

Desde 2006, através da conquista histórica das eleições para diretores da FUNCEF, que sempre foi defendida uma forma de democratizar esse processo eleitoral. A comissão eleitoral era composta por três representantes dos participantes, dois da Caixa e um da Fundação.

Já a nova composição favorece a patrocinadora, com apenas dois representantes dos empregados enquanto outros dois representam a Caixa e a Fundação. As entidades representativas lamentam a postura da direção da FUNCEF e analisa as medidas necessárias para que o processo eleitoral permaneça seguindo os princípios democráticos.


 

     

           
     

     
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.