DE OLHO NA FUNCEF
Empregados propõem melhorias para o Credplan

Os participantes da FUNCEF entregaram ao presidente da Fundação, Carlos Antônio Vieira, um documento com proposta de mudanças no Credplan. A intenção é melhorar a carteira de crédito do fundo de pensão, com o fim das taxas variáveis, a flexibilização do sistema de amortização e ampliação do prazo de pagamento do empréstimo.
Um dos principais pontos diz respeito a taxa variável, que oscila de acordo com a inflação gerando insegurança aos participantes. Daí a importância de torná-la fixa. A proposta será encaminhada para avaliação da diretoria executiva.
Outro ponto questionado é a adoção da tabela SAC, implementada em 2016, como sistema de amortização. A tabela impõe parcelas de pagamentos iniciais muito elevadas, que, no fim das contas, dificulta a entrada de muitos participantes.
A proposta entregue à FUNCEF prevê justamente o contrário, com o retorno da tabela Price. Quer dizer, as primeiras parcelas seriam reduzidas. Desta forma, muito mais pessoas poderiam recorrer ao empréstimo e reequilibrar o orçamento. Se as sugestões sofrem atendidas, podem reduzir em até 45% o valor inicial das parcelas.
![]() |
|