DE OLHO NA FUNCEF
FUNCEF divulga calendário do equacionamento

Os participantes da FUNCEF vão começar a pagar por mais um déficit, fruto da má gestão do fundo de pensão. Os descontos dos que integram o REG/Replan Saldado, o maior e mais antigo da FUNCEF, começam em 20 de setembro. Já os que são do Não Saldado terão os descontos feitos no contracheque de salários e benefícios até outubro. O calendário é referente ao equacionamento de 2015.
Importante lembrar que desde maio do ano passado, os quase 57 mil participantes do REG/Replan Saldado já estavam tendo desconto de 2,78% referentes ao rombo de 2014. Agora, a nova contribuição extraordinário prevê mais 7,86% no decorrer de 211 meses. Neste plano, o déficit que precisa ser equacionado passa dos R$ 5 bilhões.
Os 5,5 mil participantes do REG/Replan Não Saldado também vão ter de contribuir. Neste caso, as taxas variam de acordo com o salário e aposentadoria, de 2,53% ao mês a 22,91% ao mês por até 20 anos. O valor a equacionar é de R$ 1,023 bilhão.
Como sempre, o calendário sobre o equacionamento sai sem muita explicação e detalhes por parte da gestão da FUNCEF. Questionamentos sobre cálculos para chegar aos valores ficam sem resposta, embora seja um direito de todos os participantes saber a real situação do fundo de pensão.
![]() |
|