DE OLHO NA FUNCEF
FUNCEF completa 40 anos

Com 136 mil participantes e R$ 58 bilhões em ativos investidos, a FUNCEF completa 40 anos nesta terça-feira, 1º de agosto. Ao longo dessas quatro décadas, a Fundação cresceu 600% e hoje é o 3º maior fundo de pensão do Brasil.
Os desafios foram muitos. As barreiras impostas também. Mas nada foi capaz de superar a vontade de fazer a FUNCEF dar certo. Graças a esse esforço coletivo, os aposentados conquistaram o Fundo de Revisão de Benefícios. O mecanismo permitiu aumento acima da inflação depois de anos sem reajuste.
As conquistas não param por aí. Após quase 30 anos de negociação, os participantes conseguiram que a Caixa - patrocinadora - pagasse a dívida do chamado serviço passado. O recurso garantiu ajustes nos planos de benefícios.
Agora, depois dos nebulosos anos 90, a FUNCEF passa por dificuldades. As más gestões, a falta de transparência nas ações e os déficits consecutivos, com os planos de equacionamentos, tentam manchar a Fundação. Diante do cenário, muita gente fica desacreditada. Mas, não é para desacreditar. A história mostra que a FUNCEF é sólida, tem grande rentabilidade, diferentemente do que o governo e a Caixa tentam fazer o participante acreditar. Por isso, o principal neste momento conturbado, o principal é compreender toda a história e defender a Fundação, coletivamente.
![]() |
|