DE OLHO NA FUNCEF

Em palestra aos advogados da CAIXA, Lúcio Flávio apresenta diagnóstico dos planos da FUNCEF

Lúcio Flávio, Mestre em Desenvolvimento Local e Pós-graduado em Administração Financeira e Auditoria, Gestor da CAIXA e liderança atuante da FENAG, falou aos advogados da CAIXA presentes ao XXIII CONGRESSO DA ADVOCEF, realizado na cidade de Maceió-AL. A palestra foi realizada na sexta feira (26). Na oportunidade, Lúcio Flávio falou sobre a situação atual da FUNCEF, destacando os investimentos realizados nos últimos anos pela Fundação, que geraram prejuízos e comprometeram o resultado dos planos de previdência dos empregados da CAIXA.

Lúcio Flávio participou do Congresso a convite do presidente da ADVOCEF, Álvaro, que ao final da apresentação, elogiou a qualidade da palestra, destacando que dentre as diversas palestras que já assistiu sobre o tema, a de Lúcio é a que apresenta a exploração de elementos consistentes, que permitem à plateia um melhor entendimento acerca do quadro atual da nossa Fundação, através do uso de uma linguagem e recursos que facilitam a comunicação.

Em sua palestra, Lúcio Flávio destacou os vários aspectos legais não observados pela fiscalização da PREVIC, além da decisão da FUNCEF de precificação de vários dos seus ativos por meio de laudos técnicos, ao invés da marcação a mercado, o que propiciou a supervalorização deles, gerando, posteriormente, em razão de novos laudos, prejuízos e contribuindo, substancialmente, com o déficit atuarial registrado nos planos da FUNCEF nos últimos anos.

Outro destaque na fala dele foi a decisão da revisão dos benefícios, gerando compromissos perenes, que foram concedidos com base em superávits meramente contábeis, muitos deles baseados nos laudos acima referidos.

Também mereceu destaque o contencioso da FUNCEF que, segundo o palestrante, em sua grande maioria não foi a fundação quem deu causa.

A parte que mais preocupa a todos são os equacionamentos que os participantes e assistidos estão tendo que assumir, devido aos maus resultados alcançados, em parte pelos investimentos, e em parte pelas decisões contrárias à legislação vigente.

Além de Lúcio Flávio, também esteve presente ao Congresso, representando a FENAG, o Diretor de Relações Trabalhistas e Qualidade de Vida, Marconi Apolo, que participou das diversas atividades, inclusive da solenidade de abertura do evento.

O Diretor considera importante esse intercâmbio entre as entidades representativas dos empregados da CAIXA, de forma a trocar experiências e promover a sua união, na luta dos interesses dos seus representados e na defesa da CAIXA.


 

     

           
     

     
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.