DE OLHO NA FUNCEF
CEE cobra incorporação do REB ao Novo Plano da Funcef
A CEE/Caixa (Comissão Executiva dos Empregados) e entidades representativas dos trabalhadores enviaram, nesta segunda-feira (07/03), ofício aos presidentes da Funcef, Carlos Alberto Caser, e do Conselho Deliberativo, Joaquim Lima de Oliveira, a fim de cobrar ações para a incorporação do REB ao Novo Plano da Fundação, além de esclarecimentos sobre o andamento do processo.
Embora aprovada desde 2009, a incorporação ainda não foi implementada. À espera estão cerca de 9 mil participantes, que poderiam estar em um plano de benefícios melhor.
O REB foi criado em 1998, para receber os primeiros técnicos bancários, e já surgiu com direitos rebaixados. Anos depois, em 2006, a Funcef criou o Novo Plano, com mais benefícios. De lá para cá, os empregados reivindicam a incorporação.
A medida foi aprovada, em 2009, pela Diretoria Executiva da Fundação, e em maio do mesmo ano, pelo Conselho Deliberativo da entidade. O processo, no entanto, foi protelado, sem justificativa plausível.
Em 2014, o CD da Funcef aprovou as estratégias para a incorporação do REB ao Novo Plano, elaboradas por um grupo técnico tripartite formado por representantes da Fundação, da Caixa e da Previc (Superintendência Nacional da Previdência Complementar).
Depois disso, o Conselho Diretor e o Conselho de Administração do banco aprovaram a proposta. Agora, os participantes aguardam a aprovação do Dest (Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais).
![]() |
|