Notícias
Governo estuda fusão entre Caixa e BB

Uma notícia divulgada nesta terça-feira (07/06) tem preocupado os bancários. Circula nos bastidores do Palácio do Planalto, a informação de que a equipe econômica do governo interino de Michel Temer estuda uma possível fusão entre o Banco do Brasil e a Caixa.
O modelo seguido é o mesmo de um projeto do governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, arquivado depois de pressão dos empregados. A intenção, pelo divulgado, é tornar a Caixa uma instituição menor, com foco no crédito imobiliário. Já o Banco do Brasil absorveria todas as demais operações bancárias.
A CEE (Comissão Executiva dos Empregados) da Caixa faz duras críticas à proposta, que tenta reduzir a participação dos bancos públicos no mercado. Ressalta ainda a importância da instituição financeira para o crescimento do país.
Os bancos públicos foram os responsáveis pelo aumento do crédito e a redução dos juros, do spread bancário e das tarifas bancárias no auge da crise econômica mundial, em 2008. A Caixa também tem um papel social muito importante, como principal mantenedora dos programas de inclusão social.
A Comissão Executiva dos Empregados ressalta ainda que, caso a fusão saia do papel, agências podem ser fechadas e o número de trabalhadores reduzidos nos dois bancos.
Estatuto Estatais
Outra informação preocupa os empregados das estatais. O líder do governo interino, deputado federal André Moura (PSC-SE), apresentou pedido de urgência ao projeto de lei 4918/2016 (antigo PLS 555/15).
Portanto, a Câmara Federal pode votar a matéria nos próximos dias. A proposta cria o Estatuto das Estatais e abre caminho para a privatização das empresas públicas, como a Caixa.
Redação AGECEF/BA
![]() |
|