Notícias

Ato em defesa das empresas públicas

Os empregados das empresas públicas, inclusive Caixa, preparam um grande ato para a próxima segunda-feira (06/06), a partir das 13h, para intensificar a luta contra o projeto de lei 4918/16 (antigo PLS 555/2015), em tramitação na Câmara Federal. A proposta ameaça as estatais brasileiras, com a possibilidade de privatização.

O protesto acontece na Fundição Progresso, no Rio de Janeiro. Mas, os trabalhadores de todo o país devem permanecer em vigilância contra a venda e também a retirada de direitos. A organização é do Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas.

A Caixa tem uma questão essencial. O banco é o principal mantenedor dos programas de inclusão social do Brasil. Os problemas internos e de gestão são muitos, mas é fundamental que a instituição continue 100% pública e a serviço dos brasileiros.

Apesar de no Senado, depois de muita pressão, o item que possibilitava que todas as estatais se transformassem em sociedades anônimas ter sido retirado do texto original, na Câmara Federal há a possibilidade de mudança, portanto a batalha é mais dura e exige mais mobilização.

Tem muito mais. É preciso ampliar forças para evitar que o PLP 268, que acaba com a representação dos participantes e assistidos nos fundos de pensão, seja aprovado. O projeto põe fim à eleição de diretores e reduz a um terço a representação dos trabalhadores nos Conselhos Deliberativo e Fiscal.

Redação AGECEF/BA

 

 

     

           

     

     
 
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.