Notícias

Caixa reabre prazo do PAA

Nesta segunda-feira (09/05), a Caixa reabriu o prazo para adesão ao PAA. Embora o período para efetivação do desligamento não tenha sido informado pelo banco, o Plano de Apoio à Aposentadoria vai contemplar empregados que já se aposentaram pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), mas ainda estão trabalhando. Também entram os que estão aptos a se aposentar.

A participação é voluntária e as condições são as mesmas do plano realizado no começo do ano. Na oportunidade, especula-se que 1.500 funcionários tenham sido desligados. Em 2015, com o PAA, aproximadamente 3.200 bancários deixaram a Caixa.

Nos dois casos, a empresa informou que não vai repor as vagas. Ou seja, dentro das agências a situação que já é complicada, porque o quadro de pessoal é insuficiente, tende a piorar.

A política de enxugar as despesas tem sido feita de forma equivocada pela direção do banco. Enquanto diz que não vai contratar, 30 mil aprovados no concurso público de 2014 aguardam convocação. Nas unidades, os empregados não têm como dar conta da demanda. Trabalham sobrecarregados, o que aumenta o risco de adoecimento e, por consequência, afastamento.

Na avaliação do presidente da Fenae, Jair Pedro Ferreira, a abertura de um novo PAA ocorre em um momento bastante complicado do país e poderá acarretar agravamento das condições de trabalho nas unidades. “A diminuição do número de empregados acarretará ainda mais sobrecarga e levará a situações de adoecimento”, afirma. Fabiana Matheus, coordenadora da Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa), critica a falta de transparência do banco. “É urgente a retomada das contratações. Vamos intensificar a mobilização e continuar lutando”, diz.

No PAA realizado em 2015, cerca de 3.200 empregados deixaram a Caixa. No Plano de Apoio à Aposentadoria deste ano, cujo prazo de adesão terminou em 31 de março, o banco pode ter desligado mais 1.500. Nas duas ocasiões, a direção do banco confirmou que não iria repor as vagas. Enquanto isso, há 30 mil aprovados no concurso público de 2014 aguardando convocação. Foi um dos maiores certames da histórica, com quase 1,2 milhão de inscritos. Menos de 8% aprovados foram efetivamente admitidos.

Redação AGECEF/BA

 

 

     

           

     

     
 
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.