Notícias
Todos na luta por contratações na Caixa

A luta dos empregados e concursados da Caixa continua. A Justiça do Trabalho deu continuidade à Ação Civil Pública (ACP) que questiona a falta de contratação dos aprovados no concurso público de 2014. O prazo para a empresa se posicionar sobre o assunto terminou na última sexta-feira (22/4).
No entanto, a direção do banco não apresentou nenhuma proposta para retomar as convocações. A AGECEF-BA (Associação dos Gestores da Caixa) permanece vigilante para garantir melhores condições de trabalho nas agências sempre cheias e reduzir a sobrecarga, sobretudo para os gestores, os mais pressionados pela empresa.
Além de determinar a prorrogação do concurso público, a ACP, impetrada pelo MPT (Ministério Público do Trabalho), proíbe que outros certames com cadastro reserva ou número irrisório de vagas sejam realizados.
Importante lembrar que o banco deveria contratar 2 mil empregados até dezembro do ano passado, segundo o acordo coletivo de 2014/2015. Na época em que assinou o documento, a Caixa tinha 101 mil empregados. Com os 2 mil previstos o número chegaria a 103 mil.
Mas, aconteceu o contrário. O quadro de pessoal reduziu depois dos dois PAA (Plano de Apoio à Aposentadoria) abertos pela direção da empresa e hoje são pouco mais de 97 mil, podendo ainda reduzir.
Redação AGECEF/BA
![]() |
|