Notícias
Na Caixa, ações contra o PLS 555

O Projeto de Lei do Senado 555 - também conhecido como Estatuto das Estatais - pode ser votado a qualquer momento pelos senadores. O PLS trata do regime societário e função social das empresas públicas e sociedades de economia mista. Na prática, pode privatizar as empresas federais, inclusive a Caixa.
Os empregados do banco estão atentos e têm organizado ações para impedir que a proposta passe adiante, pelo menos do jeito que está. São muitos os pontos críticos, como a possibilidade de contratar sem a realização de concurso público, transformação das estatais em sociedades anônimas, mudança na composição acionária e nos critérios para formação dos conselhos administrativos.
Diante das polêmicas que giram sobre o assunto, os bancários defendem uma discussão mais profunda, com especialistas. Também defendem a manutenção do banco 100% público. Inclusive, para chamar atenção da população, em agências de Salvador, trabalharam de preto, nesta terça-feira (16/02). A iniciativa foi muito bem vista e pode ser seguida, afinal os debates sobre o projeto ainda não terminaram.
Redação AGECEF/BA
![]() |
|