Notícias

Caixa tem de cumprir cotas para deficiente

É lei. Pelo menos 5% das vagas das empresas com mais de 1 mil empregados devem ser ocupadas por pessoas com deficiência. Mas a Caixa descumpre a norma. Dados do próprio banco apontam índice de 1,42%.

Agora o Ministério Público do Trabalho quer que a instituição financeira cumpra a lei. Atualmente muitos aprovados em concurso público aguardam convocação e a Caixa não precisa de autorização do Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Dest) para convocar.

Para se ter ideia, dos mais de 30 mil aprovados no concurso público de 2014, do qual participaram mais de 1,2 milhão de pessoas, quase 3 mil são portadores de deficiência. Portanto, basta só boa vontade.

O MPT quer que o banco realize as contratações imediatamente, sob pena de multa no valor de R$ 10 mil por trabalhador prejudicado. A ação requer ainda o pagamento de multa por dano moral coletivo, de R$ 1 milhão.

Esse é só mais um dos muitos abusos cometidos pela Caixa. A direção do banco não tem sido nada transparente e passa por cima até dos acordos coletivos. Sem falar nos direitos básicos dos empregados e clientes desrespeitados diariamente.

Redação AGECEF/BA

 

 

     

           

     

     
 
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.