Notícias
Diagnóstico simultâneo para zika, dengue e chikungunya

Até o fim de fevereiro será lançado um kit que permite o diagnóstico simultâneo de zika, dengue e chikungunya, doenças causadas pelo mosquito Aedes Aegypti. A iniciativa permite mais agilidade na identificação, uma vez que evita a necessidade de três testes separados.
Também oferece uma combinação pronta de reagentes, acelerando a análise das amostras e a liberação dos resultados em toda rede de laboratórios do Ministério da Saúde.
Hoje, o diagnóstico do vírus zika é realizado por técnicas moleculares, com uso da técnica de RT-PCR em tempo real, que identifica a presença do material genético do vírus na amostra. São usados reagentes importados e, para descartar a presença dos vírus dengue e chikungunya, é necessário realizar cada exame separadamente.
A nova tecnologia foi desenvolvida pela Fiocruz, em parceria com o Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP) e o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos). A previsão é de que até o fim do ano sejam encomendados 500 mil kits pelo Ministério da Saúde.
Redação AGECEF/BA
![]() |
|