Notícias
Saiba o que fazer em caso de perícia reagendada

Os bancários que, porventura, tiveram algum tipo de dificuldade para realizar a primeira perícia no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) têm de procurar o RH do banco para solicitar antecipação do auxílio-doença ou acidentário.
Vale lembrar que, conforme prevê a CCT (Convenção Coletiva de Trabalho), enquanto a primeira perícia médica não for realizada, o trabalhador que se encontra inapto e aguardando a consulta no INSS tem direito a antecipação salarial no valor equivalente às verbas fixas mensais.
A AGECEF-BA faz um alerta. Por causa da greve dos médicos peritos, muitas consultas foram adiadas e remarcadas. Por isso, o empregado deve entrar em contato com o RH da empresa e comprovar o reagendamento no INSS.
A verba vale tanto para o auxílio doença previdenciário quanto para o acidentário. Quando a Previdência Social fizer o pagamento, o valor deve ser devolvido ao banco.
Em casos de encerramento do contrato de trabalho, respeitados os períodos de estabilidades provisórias, e, havendo débitos decorrentes do adiantamento, o banco efetuará a correspondente compensação nas verbas rescisórias.
Redação AGECEF/BA
![]() |
|