Notícias

Em debate, violência contra a mulher

Os casos de violência contra a mulher têm aumentado consideravelmente. Em Salvador, segundo o Mapa da Violência 2015, elevou 182%, passando de 2,8 para 7,9%, para cada grupo de 100 mil habitantes. A capital baiana ocupa a segunda colocação entre todas as capitais do país. Entre os estados, a Bahia aparece no terceiro lugar.

Os dados analisam as denúncias entre 2003 a 2013. No Brasil, o número de mulheres vítimas de violência também cresceu, 21%. Por dia, em 2013, foram registradas 13 mortes em todo o país. Do total, 55,3% foram cometidos no ambiente doméstico.

O quadro é alarmante e será debatido na Alba (Assembleia Legislativa da Bahia), nesta sexta-feira (11/12), às 9h, pela Comissão Permanente Mista de Combate à Violência contra a Mulher do Congresso Nacional. A intenção é fortalecer as ações de combate à violência contra a mulher no Brasil e na Bahia.

O Estado possui 13 Delegacias Especiais de Atendimento à Mulher (Deams). Duas em Salvador, duas na Região Metropolitana e nove no interior. Nestes espaços, onde a maioria das queixas ocorre por lesão corporal, ameaça e injúria, as vítimas encontram apoio social e psicológico.

A audiência pública é realizada em parceria com a Comissão de Direitos da Mulher da Alba e foi proposta pela deputada Alice Portugal.

Redação AGECEF/BA

 

 

     

           
     

     
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.