Notícias

Reunião com a FENABAN debate saúde

Bancários e Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) têm encontro marcado no dia 9 de dezembro, às 15h, em São Paulo, para tratar sobre saúde. A intenção é identificar as causas de adoecimento e afastamentos para reduzir o alto índice na categoria.

Vale lembrar que os gestores são os mais afetados com problemas de saúde, segundo informações dos próprios bancos. Também pela primeira vez, durante as negociações da campanha salarial, a Fenaban reconheceu o excesso nas cobranças e aceitou sentar para debater o problema visando melhorias nas relações de trabalho nas agências.

A AGECEF-BA (Associação dos Gestores da Caixa) está de olho nos debates e espera que se chegue a um acordo o quanto antes, para reduzir o alto índice de adoecimentos. Excesso de tarefas, longas jornadas, cobrança por resultados. Todos esses fatores geram um ambiente de trabalho ruim e adoecedor.

A reunião do próximo dia 9 está na cláusula 57ª da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). O acordo prevê a formação de uma comissão paritária, constituída por representantes das Comissões de Organização dos Empregados e das empresas para acompanhamento e implementação de políticas que intervenham no ambiente de trabalho.

Os projetos devem ser colocados em prática o quanto antes, pois os resultados já devem aparecer na mesa de negociação marcada para maio de 2016, também de acordo com a CCT. Confira abaixo os princípios que os bancos devem seguir:

- Valorização de todos os empregados, promovendo o respeito a diversidade, à cooperação e ao trabalho em equipe.
- Conscientização dos empregados sobre a necessidade de construção de um ambiente de trabalho saudável.
- Promoção de valores éticos, morais e legais.
- Comprometimento dos bancos para que o monitoramento de resultados ocorra com equilíbrio, respeito e de forma positiva para prevenir conflitos nas relações de trabalho.

Redação AGECEF/BA

 

 

     

           
     

     
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.