Notícias

Caixa tem de ampliar as contratações

Na Caixa, enquanto os bancários trabalham sob pressão e sobrecarregados nas agências, há cerca de 30 mil concursados aguardando convocação. Por isso, intensificar a luta por mais contratações é tão urgente. A CEE/Caixa (Comissão Executiva dos Empregados da Caixa) e os líderes de comissões de aprovados no último concurso resolveram ampliar a coleta de apoio ao abaixo-assinado que cobra mais funcionários para o banco.

A decisão foi tomada no sábado (14/11), durante reunião, em Brasília (DF). Até o momento, já foram coletadas 25 mil assinaturas. O desafio é chegar a 100 mil. Neste momento, empregados, concursados e sociedade devem unir forças, afinal, todos são prejudicados com o congelamento das contratações.

Vale lembrar que, por conta toda intransigência da instituição financeira, não foi possível incluir cláusula de contratação no ACT 2015/2016. No final de 2014, a Caixa contava com 101 mil trabalhadores. Hoje não chega a 98 mil. Quando o ACT 2014/2015 foi assinado, a empresa se comprometeu a contratar mais 2 mil empregados, o que não ocorreu. Para agravar a situação, 3,2 mil funcionários deixaram o banco por conta do PAA (Plano de Apoio à Aposentadoria).

Justiça

Os trabalhadores não estão sozinhos. No dia 5 de novembro, o procurador Carlos Eduardo Brisolla, da Procuradoria Regional do Trabalho da 10ª Região, estipulou prazo de 20 dias para que a Caixa apresente um cronograma de contratação dos aprovados ou um estudo que dimensione as admissões a serem feitas até dezembro de 2015, conforme prevê a cláusula 50 do ACT 2014/2015, ou até junho de 2016, quando termina a validade do concurso.

Redação AGECEF/BA

 

 

     

           
     

     
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.