Notícias

Greve histórica na Caixa completa 30 anos

Os empregados da Caixa celebram, nesta sexta-feira (30/10), os 30 anos da greve histórica, que assegurou a conquista da jornada de seis horas, o reconhecimento dos empregados como bancários e seu consecutivo direito à sindicalização.

No dia 30 de outubro de 1985, quase 100% dos funcionários da Caixa realizaram uma paralisação de advertência. Os bancários saíram em passeata pela avenida Sete de Setembro até a porta da Câmara Municipal.

Depois da mobilização, o projeto de lei 4.111-4 foi aprovado pelo Congresso Nacional. O texto estabelecia a jornada de seis horas diárias para os empregados da instituição financeira. A lei foi sancionada pelo então presidente José Sarney, em 17 de dezembro de 1985.

No dia seguinte, o Diário Oficial da União trouxe também a garantia do direito à sindicalização, viabilizada com a alteração do parágrafo único do artigo 556 da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas).

O movimento de 1985 foi deflagrado com base na mobilização dos auxiliares de escritório. À época, a principal reivindicação era para que fossem enquadrados como escriturários na carreira técnico-administrativa. Os dois profissionais exerciam as mesmas funções, embora o piso para o auxiliar correspondesse à metade do salário de ingresso previsto no Plano de Cargos e Salários (PCS) da época.


Redação AGECEF/BA

 

     

           
     

     
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.