Notícias
Na Bahia, 1.076 agências fecham nesta terça-feira

A greve dos bancários a cada dia fica mais forte em todos os estados brasileiros. A segunda semana de paralisação nacional está a todo vapor e 1.076 agências fecharam na Bahia nesta terça-feira (20/10). Em Salvador 279 estão sem atendimento.
A tendência é de que o movimento ganhe mais fôlego nos próximos dias. Até porque, embora a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) tenha chamado para negociar, os bancos públicos permanecem em silêncio.
A desculpa de que o país passa por momentos de dificuldades econômicas, utilizada por todas as instituições financeiras, inclusive a Caixa, poderia até colar se o setor não fosse o mais lucrativo da economia. Os números comprovam.
O lucro líquido dos cinco maiores bancos em atividade no Brasil chegou a R$ 36,3 bilhões no primeiro semestre de 2015, crescimento de 27,3% na comparação com o mesmo período de 2014. Os bancários reivindicam reajuste salarial de 16%, PLR (Participação nos Lucros e Resultados) de três salários mais R$ 7.246,82, segurança e contratação. Os bancos oferecem reajuste de 5,5%, índice que impõe perda de 4%, já que a inflação do período ficou em 9,88%.
Redação AGECEF/BA
![]() |
|