Notícias

Quase 40% da população adulta têm dívidas

Entre janeiro e setembro, mais de 2,4 milhões de consumidores tiveram os nomes incluídos em cadastro de devedores, segundo os dados da CNDL (Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas) e do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito).

No final de setembro, 57 milhões de consumidores estavam com o nome na lista de devedores. Esse total equivale a 38,9% da população adulta do país - faixa etária entre 18 e 94 anos.

Os atrasos no pagamento de contas de serviços básicos, como água e luz, foram os que mais cresceram e chegaram a 12,55% na comparação entre setembro desde ano e o mesmo mês de 2014.

As dívidas bancárias, incluídas pendências com cartão de crédito, empréstimos, financiamentos e seguros, subiram 10,32%. No setor de telecomunicações, os atrasos no pagamento de telefone fixo, celular e TV por assinatura, cresceram 4,17%, enquanto as pendências no comércio tiveram alta de 0,85% no período.

Segundo a CNDL, quase metade das dívidas em atrasos são de bancos - 48,17%. A segunda maior participação no total dos débitos é com o comércio, 20,3%.

Redação AGECEF/BA

 

     

           
     

     
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.