Notícias

No Brasil, mais refugiados do que em países europeus

Há mais de um século, o Brasil está de braços abertos para receber refugiados de diversos locais. E os dados comprovam. Atualmente, vivem no país cerca de 8.530 imigrantes de 81 nacionalidades. A maioria é de sírios, 2.097 no total. A concentração maior ocorre nas regiões Sul e Sudeste.

Há ainda no Brasil estrangeiros oriundos do Líbano, Palestina, Libéria, Iraque, Bolívia e Serra Leoa. Segundo análise da agência de estatísticas da União Europeia (Eurostat), embora distantes – 10 mil quilômetros separam o Brasil da Síria –, o número de refugiados no país é maior do que o registrado nos Estados Unidos (1.243), e em países no sul da Europa, como Grécia (1.275), Espanha (1.335), Itália (1.005) e Portugal (15).

Quando o assunto é conceder asilo aos refugiados, o Brasil se destaca. É o segundo país no contingente americano. Perde apenas para o Canadá, que recebeu 2.374 refugiados entre janeiro de 2014 e janeiro deste ano.

Na América Latina, o número de pedidos concedidos pelo governo brasileiro também é expressivo. A Argentina, desde 2011, deu refúgio a 233 sírios, de acordo com o Conare argentino. O Uruguai a 44, segundo o Ministério das Relações Exteriores. Já o Chile, recebeu 10 imigrantes.

Redação AGECEF/BA

 

     

           
     

     
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.