Notícias

Maioria dos reajustes acima da inflação

CA maioria das categorias garantiu reajuste salarial acima da inflação medida pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) no primeiro semestre deste ano. Quase 70% das negociações terminaram com aumento real, aponta o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudo Socioeconômico).

Apenas 15% das campanhas salariais terminaram sem a reposição da inflação. Outros 15% obtiveram reajuste igual ao INPC do período. O estudo é feito com três grandes setores da economia: indústria, comércio e serviços. Ficaram de fora a agricultura e o setor público.

O comércio é o que apresentou maior proporção de reajustes com ganhos reais no primeiro semestre, 76% no total. Depois aparece o setor de serviços, com 74%. A indústria, que mais sente os reflexos do agravamento da crise financeira, aparece na terceira colocação, com ganhos reais em 61% das negociações.

Os dados do Dieese não deixam dúvidas. Os bancos podem melhorar a proposta apresentada aos bancários. O setor é o que mais lucra na economia nacional, no primeiro semestre foi mais de R$ 36 bilhões. No entanto, oferece aos empregados reajuste salarial de 5,5%, com perda de 4%, já que não repõe nem a inflação do período, em 9,88%.

Redação AGECEF/BA

 

     

           
     

     
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.