Notícias

Juro do cartão de crédito passa de 400%

Mais um dado para ligar o sinal de alerta do consumidor que gosta de gastar mais do que pode. Os juros médios cobrados pelos bancos nas operações com cartão de crédito rotativo, a modalidade mais cara do mercado, subiram em agosto e chegaram a 403,5% ao ano, de acordo com o Banco Central.

O índice é recorde na série histórica do BC, que começou em março de 2011. Em julho, o juro médio do cartão era de 394,7%. Alta também no cheque especial. A taxa atingiu 253,2% ao ano. Em julho, ficou em 246,9%. Para essa modalidade, é o maior patamar desde setembro de 1995, quando estava em 271,46%.

Os juros do cheque especial tiveram uma forte trajetória de aumento nos últimos tempos. Para exemplificar, no fim de 2013, estavam em 148,1% ao ano. Ou seja, houve elevação de 105,1 pontos percentuais nos últimos 20 meses.

No caso das operações de crédito pessoal para pessoas físicas (sem contar o consignado), ainda segundo o Banco Central, a taxa média cobrada pelos bancos chegou a 120,9% ao ano em agosto.

Redação AGECEF/BA

 

     

           
     

     
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.