Notícias

Cerca de 7% da população possui deficiência

Dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiros de Geografia e Estatísticas) mostram que o percentual de PCDS (Pessoas com Deficiência) no Brasil chega a quase 7% do total da população.

A PNS (Pesquisa Nacional de Saúde) foi realizada em parceria com o Ministério da Saúde e considerou quatro tipos de deficiências: visual (3,6%), física (1,3%), auditiva (1,1%) e intelectual (0,8%).

O estudo também mostra que o preconceito tem sido vencido. De 2003 a 2014, o índice de deficientes na educação básica saiu de 29% para 79%. Atualmente, 698.768 estão na escola. Na educação superior, a evolução foi de 5.078 para 29.221.

No mercado de trabalho não é diferente. Em julho deste ano, a Lei de Cotas para Pessoas com Deficiência completou 24 anos. A norma estabelece que empresas com mais de 100 funcionários, destinem de 2% a 5% das vagas para PCDs.

O reflexo foi sentido na Rais (Relatório Anual de Informações Sociais) de 2013 que mostra a criação de 27,5 mil empregos para deficientes. O número sobe para 357,8 mil, quando considerado as empresas públicas de regime estatuário e as que contratam de forma espontânea.

Neste ano, os deficientes tiveram mais uma vitória com a aprovação da Lei Brasileira da Inclusão da Pessoa com Deficiência, que garante auxílio-inclusão ampara deficientes moderados ou graves que entram no mercado de trabalho, além de acessibilidade em 10% da frota de táxi e oferta de apoio escolar em instituições privada, sem custo para as famílias.

Redação AGECEF/BA

 

     

           
     

     
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.