Notícias

Desmatamento cai em todo o mundo

A taxa de desmatamento no mundo caiu mais de 50% nos últimos 25 anos. O estudo foi apresentado pela FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação) durante o Congresso Florestal Mundial, que ocorre até sexta-feira (11/09), em Durban, na África do Sul.

O relatório revela que no início dos anos 90, a taxa anual de perda de floresta era de 0,18%. Nos últimos cinco anos reduziu para 0,08%. Apesar da melhora, o desmatamento ainda é muito alto e cerca de 129 milhões de hectares de mata foram perdidos no período. A área equivale em tamanho à África do Sul.

A África e a América do Sul tiveram as maiores perdas anuais entre 2010 e 2015, com uma taxa de desmatamento de 2,8%, equivalente a dois milhões de hectares.

As florestas são fundamentais no combate à pobreza rural, garantindo segurança alimentar e proporcionando meios de subsistência. Também prestam serviços ambientais vitais aos seres humanos, como ar e água limpos, conservação da biodiversidade e ajudando a manter o equilíbrio do clima.

Redação AGECEF/BA

 

     

           
     

     
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.