Notícias
Cresce a procura por linhas de crédito

Com o orçamento cada vez mais apertado, os consumidores brasileiros têm usado com mais frequência linhas de crédito, sobretudo as mais caras do mercado, como cheque especial e cartão de crédito.
Uma pesquisa da Proteste, apresentada durante o 13º Seminário Internacional de Defesa do Consumidor, identificou que 15% dos entrevistados informaram aumento no uso do cartão de crédito e também no cheque especial.
Mas, especialistas recomendam outras modalidades para sair do vermelho, como o empréstimo consignado - aquele que é descontado direto na folha. Isso porque, as duas linhas têm as taxas de juros mais altas.
Em julho, a do cartão de crédito chegou a 395,4% ao ano, o maior resultado desde março de 2011, quando a pesquisa começou a ser feita. Já o cheque especial teve elevação de 241,3% ao ano, a maior em 20 anos.
Outros dados apresentados são referentes ao poder de compra. O levantamento identificou que 89% dos consumidores que usaram o cartão têm menor expectativa de compra. Já no cheque especial o percentual é maior, 91%.
Redação AGECEF/BA
![]() |
|