Notícias
Brasil tem 7 milhões de idosos inadimplentes

O Brasil tem 6,99 milhões de inadimplentes com 61 anos ou mais, impedidos de obter crédito, ou seja, que não conseguiram quitar dívidas bancárias ou contas de luz, água, telefonia e varejo. O levantamento é da Serasa Experian.
O contingente de idosos devedores corresponde a 12,4% dos 56,4 milhões de inadimplentes inscritos no cadastro da Serasa. O resultado é quase um terço da população com 61 anos ou mais (23,7 milhões).
De maio para junho deste ano, 210 mil consumidores dessa faixa etária se complicaram financeiramente e se tornaram inadimplentes. A média é de 7 mil pessoas por dia que não conseguem pagar os débitos.
Na comparação de junho com o mesmo mês do ano passado, 610 mil idosos entraram para a lista de devedores, com total de 54,1 milhões de inadimplentes.
Uma das justificativas para os calotes é que muitos desses consumidores têm recorrido ao crédito consignado para complementar a renda da família. Inclusive, em julho, o governo elevou de 30% para 35% o limite de comprometimento de renda para a modalidade de crédito no intuito de evitar o endividamento.
Redação AGECEF/BA
![]() |
|