Notícias

Cerca de 40% das mulheres não fazem mamografia

Pesquisa Nacional de Saúde, feita pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em parceira com o Ministério da Saúde, revela que cerca de 60% das mulheres entre 50 e 69 anos fizeram mamografia em 2013. Ou seja, 40% se descuidaram e deixaram de fazer o exame capaz de detectar o câncer de mama.

O estudo mostra ainda que a mamografia é mais frequente entre mulheres brancas (66,2%). As negras respondem por 54,2% das pessoas que fizeram o exame e as pardas 52,9%. Por grau de escolaridade, a análise é mais comum entre aquelas com grau superior completo (80,9%). As mulheres sem instrução ou com ensino fundamental completo representam 50,9%.

Segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia, embora o acesso ao exame tenha apresentado melhoras nos últimos anos, ainda está abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde. A OMS adverte que o índice não seja inferior aos 70%.

A região Norte apresenta o menor percentual de mulheres que fizeram a mamografia (38,7%), seguida pelo Nordeste (47,9%), Centro-Oeste (55,6%), Sul (64,5%) e Sudeste (67,9%). O Instituto Nacional de Câncer (Inca) aponta que o câncer de mama é o terceiro mais frequente em mulheres no Brasil e responde por 22% dos casos novos a cada ano.

Redação AGECEF/BA

 

     

           
     

     
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.