Notícias
Dia do Bancário celebra vitórias

O dia 28 de agosto tem um gosto especial. É quando é celebrado o Dia do Bancário. A data marca uma das maiores greves da categoria, ocorrida em 1951.
Com duração de 69 dias, a paralisação mostrou que tem força e sabe como fazer mobilização. E a AGECEF-BA (Associação dos Gestores da Caixa) reconhece. A entidade parabeniza todos os empregados da Caixa, verdadeiros responsáveis pelo crescimento do banco.
Além de exercer um importante papel para o conjunto da sociedade, os bancários dão show de disposição. Participam de assembleias, congressos, encontros e ainda dão duro nas agências e, muitas vezes, são obrigados a trabalhar sob pressão, em condições de trabalho precárias e sem segurança.
Mesmo assim, tem uma história vitoriosa.
As mobilizações renderam bons frutos. Na década de 1990, a categoria conquistou o vale-refeição, o vale-alimentação e a PLR (Participação nos Lucros e Resultados), assim como a complementação salarial para bancários adoecidos.
Depois, nos anos 2000, conseguiram a campanha nacional unificada entre bancos públicos e privados, valorização do piso, PLR adicional e aumentos reais de salários, que já ocorrem há 11 anos consecutivos. Provas de que os bancários merecem parabéns. A luta continua por novos avanços.
Redação AGECEF/BA
![]() |
|