Notícias

Reajuste salarial fica acima da inflação

Apesar de a mídia conservadora ligada às elites brasileiras pintarem o terror sobre a situação econômica do país, a maioria (69%) das negociações salariais realizadas no primeiro semestre deste ano conquistou reajustes salariais acima da inflação medida pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor).

De acordo com balanço do Sistema de Acompanhamento de Salários e Dieese (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos), os reajustes se concentraram na faixa até 1% de ganho acima da inflação.

Um total de 17% das negociações obtiveram reajustes iguais à inflação medida pelo INPC-IBGE. Já as que não repuseram a inflação chegaram a quase 15%. Nesse caso, as perdas se situaram, na maioria dos casos, nas faixas de até 2% abaixo da inflação.

Bancários

Com data-base em 1º de setembro, os bancários estão em campanha salarial e reivindicam reajuste salarial de 16%. O índice inclui aumento real de 5,7% mais a reposição da inflação. A categoria espera compromisso dos bancos, afinal o sistema financeiro é o mais lucrativo da economia nacional. Sem desculpas.

Redação AGECEF/BA

 

     

           
     

     
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.