Notícias
Caixa senta para negociar, quinta

A primeira negociação entre a Caixa e o Comando Nacional será marcada por debates sobre saúde do trabalhador e segurança bancária. O encontro é nesta quinta-feira (27/08) a partir das 14h30, em Brasília (DF).
Os bancários reivindicam fim de todas as formas de violência no banco. A pressão por batimento de metas e o assédio moral são fatores determinantes para o aparecimento de doenças ocupacionais, tanto psicológicas quanto físicas.
Para prevenir os casos de assédio moral e sexual, a CEE/Caixa defende a realização obrigatória de avaliação psicológica do empregado por profissional de sua escolha. Outro desafio é avançar nas condições de trabalho.
Os empregados também querem o pagamento do adicional de insalubridade para tesoureiro e caixa, a extensão da pausa de 10 minutos a cada 50 trabalhados a quem atende público, trabalha com entrada de dados ou faz movimentos repetitivos e a emissão de CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho) a todos os funcionários que trabalham em agências onde ocorrerem assaltos.
Para aprimorar a questão da segurança, também está na pauta a instalação de biombos entre os caixas e a fila de atendimento, vidros de proteção nos guichês de caixa e penhor e a elaboração de plano específico em unidades em áreas de risco.
Redação AGECEF/BA
![]() |
|