Notícias

Bancos cortam 5.864 postos de trabalho

Os bancos eliminaram 5.864 postos de trabalho entre janeiro e julho deste ano. A Caixa é responsável pelo fechamento de 2.180 vagas no período. Os dados são da Pesquisa de Emprego Bancário, divulgada nesta terça-feira (25/08).

O resultado da Caixa, um dos principais bancos públicos do país, foi influenciado pelo PAA (Plano de Apoio à Aposentadoria). Mas, sobretudo, pela estagnação das contratações. A empresa parou de convocar os aprovados em concurso público, o que vem agravando os problemas em todos os setores da empresa, desde caixas até a área-meio.

Embora o lucro tenha aumentado, as demais instituições financeiras (BB, Bradesco, Santander, Itaú e HSBC) também cortaram postos de trabalho. Nos sete primeiros meses do ano foram eliminados 3.715 empregos.

O levantamento, feito com base nos números do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho e Emprego, mostra ainda que 23 estados registraram saldos negativos de emprego.

Na Bahia foram 321 cortes. As reduções mais expressivas foram verificadas no Rio de Janeiro (-1.023), São Paulo (-782), Minas Gerais (-618) e Rio Grande do Sul (-579). Já o Pará é o estado com maior saldo positivo, 108 vagas abertas no período.

Redação AGECEF/BA

 

     

           
     

     
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.